UA-93842134-1

quinta-feira, 30 de março de 2017

Roda Viva

As condições de moradia e saneamento na comunidade do Borel, localizada no bairro da Tijuca, são muito precárias. O lixo fica espalhado pelas ruas e até dentro das casas, podendo causar a contaminação das crianças. Todo esse cenário chamou a atenção dos voluntários do Projeto Viva, que se uniram para mudar o que poderia ser um futuro cruel para as crianças.

Dessa forma, o Roda Viva se tornou um espaço de desenvolvimento de brincadeiras e muito aprendizado. A organização não governamental, criada em 1988, contribui na garantia de direitos e inclusão social, através de educação complementar que auxilia na formação profissional e no desenvolvimento de cidadania da população local.

O Roda Viva possui uma área bem extensa, com um pátio externo e duas salas, possibilitando diversos tipos de entretenimento, como atividades de desenho. Já o salão interno, onde as crianças tem o primeiro contato com o tema do dia, equivale a duas salas de aula grandes e é decorado de acordo com a festa em vigor, também utilizando desenhos e pinturas das próprias crianças.

Ao contrário do duro aspecto da comunidade, o espaço oferece um clima acolhedor, com ar condicionado e três prateleiras lotadas de brinquedos, obtidos através de doações para todas as crianças.  Durante a semana, o local possui atividades de reforço escolar, laboratório de informática, arte e esportes ao longo do dia.


As atividades diárias, em união com o projeto, contribuem muito para o aprendizado dos jovens, tornando-os mais educados, com respeito ao próximo, e atentos aos assuntos abordados. Mudanças significativas podem ser vistas a partir dos trabalhos desenvolvidos. A recompensa? Os sorrisos de um futuro repleto de esperança.



domingo, 26 de março de 2017

Conscientização através das brincadeiras



Os voluntários do Projeto Viva encontram um caminho lúdico para a conscientização das crianças sobre a importância do cuidado com a saúde. Através das brincadeiras no Roda Viva, local onde são feitas as atividades, eles mostram as possibilidades da prevenção de uma doença ou de se conhecer uma nova cultura, entre outros assuntos.

Os pequenos recebem informação e atenção especial que algumas vezes não têm em casa. Em uma proposta diferente de muitas escolas tradicionais, a educação, um dos principais pilares do trabalho, é transmitida de forma divertida, com jogos e conversas que promovem a integração. E tudo está relacionado ao dia a dia das crianças e às perspectivas futuras.
 
Uma doença conhecida pelos cariocas, a dengue, foi destaque entre os temas das atividades. Na brincadeira, as crianças movimentaram potes de água para refletirem sobre a importância de não se deixar água parada.

Elas também revelam os sonhos que têm durante as atividades. De médico a astronauta, todos têm planos para a vida. Dessa maneira, o projeto tem o papel de orientar na formação humana, sendo um grande incentivador na caminhada para a realização dos sonhos.

quarta-feira, 22 de março de 2017

Conheça o Viva!


Fazer parte de um projeto social é um desejo de muitos, principalmente os que envolvem crianças. Doar tempo e amor para os mais necessitados é o que os voluntários do Viva, de 18 a 26 anos, fazem há sete anos na comunidade do Borel, no bairro da Tijuca.
 
Promovido pelo Hillel Rio, uma organização judaica sem fins lucrativos, através da instituição Tzedek, que em hebraico significa justiça, o projeto Viva possui mais quatro programas, que beneficiam crianças, jovens e idosos. O maior objetivo é transformar o mundo em um lugar melhor, com atuação nas áreas de saúde, educação e apoio à idosos. 

Ao todo são cerca de cinquenta crianças participantes, entre um e treze anos de idade, e quinze voluntários fixos. Os monitores não precisam ser necessariamente profissionais de nenhuma área específica nem ter a obrigação de comparecer todos os dias. Os encontros são a cada quinze dias, sempre aos domingos das 9h às 12h. Na semana da atividade, é realizada uma reunião preparatória com os voluntários no Hillel para a organização das atividades.


      O convívio dos voluntários com as crianças é um aprendizado mútuo. O contato com uma realidade tão diferente da que vivem causa um choque nos monitores e os faz crescer ainda mais como seres humanos.
        No início, a ação social era itinerante, com o nome “Projeto Sorriso”, cujo objetivo era oferecer às crianças de diversas comunidades as ferramentas necessárias para obtenção e manutenção da saúde bucal, através da informação, motivação, contato direto com técnicas corretas da higiene oral e criação de hábitos alimentares saudáveis. Ao longo de dois anos, os voluntários adquiriram um carinho especial pelo Borel e decidiram se dedicar somente a essa comunidade, expandindo o foco para outros trabalhos, como orientação de pessoas em situação de drogadição, respeito às diferenças, prevenção de doenças e educação sexual. 

terça-feira, 14 de março de 2017

Viva: sorrisos que podem transformar o mundo



"O que se compartilha, se multiplica."

Meu nome é Taissa Kac Balassiano. Sou estudante do sexto período de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio) e tenho 21 anos. Sempre gostei muito de criança, e há dois anos recebi uma oportunidade de participar do projeto social Viva, na comunidade do Borel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Logo de cara, fui tocada pelos doces sorrisos. Desde então não parei mais de visitar os pequenos.

O objetivo do projeto é doar toda atenção, carinho e amor às crianças atendidas. Muito amorosas, elas se apegam com facilidade aos voluntários, que sempre distribuem carinho e atenção através de brincadeiras lúdicas. Cada visita é única! Como se fosse a primeira vez, é uma motivação e alegria muito grande participar desse trabalho.

Quanto os pequenos têm a nos ensinar! Estar em contato com as crianças é um aprendizado mútuo por fazer enxergar a pureza e a felicidade naqueles sorrisos tão sinceros, mesmo elas tendo uma realidade tão diferente da que estamos acostumados a ver. Em cada sorriso a esperança por um mundo melhor!

Como já diz o ditado, "um sorriso vale muito mais que mil palavras". Imagina dezenas dele? Podem tocar vários corações! Dessa maneira, o blog vai compartilhar as ações do projeto Viva, buscando plantar as sementes para um novo mundo no coração de cada leitor.

Vamos multiplicar amor?

Ps.: E, claro, comentem à vontade!